terça-feira, 19 de março de 2013

Atividade 4 - Relativa ao texto 4

Comente a possibilidade da existência de consequências negativas da esportivização de atividades corporais comuns.

Texto 4 - Esporte, lazer e sociedade - O processo de esportivização das práticas corporais: jogos, artes marciais, ginástica e dança.


Esportivização, como o próprio nome indica, é o processo de transformação de certas práticas corporais em esporte institucionalizado. Hoje em dia, esse processo tem ampliado o número de modalidades esportivas em todo o mundo.
Um exemplo disso é a capoeira, patrimônio cultural brasileiro, com o qual nos deparamos nas ruas e comunidades de inúmeras cidades brasileiras, tradicionalmente considerado um jogo com elementos de dança e de artes marciais, mas que já tem, em alguns lugares (como em São Paulo), tomado também a conotação de esporte de competição (tendo inclusive torneios oficiais, organizados por federações de capoeira).

O pular corda é outro exemplo interessante. Uma atividade lúdica, inicialmente associada às crianças, hoje possui também uma vertente competitiva nos Estados Unidos em que há campeonatos nacionais de pular corda. A ginástica aeróbica, inicialmente uma modalidade de ginástica de academia, acabou também se tornando um esporte altamente competitivo.
Quando uma prática corporal sofre o processo de esportivização, normalmente ela passa a existir em duas formas: a sua forma original, não esportiva (por exemplo, o jogar queimada como brincadeira), e em sua forma esportivizada (os campeonatos de queimada).

Esse processo de esportivização atinge práticas corporais tão distintas quanto jogos e brincadeiras populares (em Belo Horizonte, já há torneio interescolares de queimada, por exemplo, para não citar o exemplo da peteca que já há muito foi esportivizada), artes marciais (quase todas elas, como o judô e o karatê, por exemplo, tem uma federação internacional e são parte do programa olímpico), ginásticas (com o exemplo óbvio da ginástica olímpica, mas também com as competições oficiais de ginástica aeróbica) e danças (freqüentemente ouvimos falar de concursos de dança, em que se utiliza o formato esportivo de definição de posições, entrega de medalhas, troféus e prêmios).

terça-feira, 5 de março de 2013

Atividades 2






Em relação ao quadro da última postagem (Texto 1), descreva as principais diferenças entre:

a) Subir escadas (Atividade ao ar livre) e praticar step hidráulico (atividade na academia).
b) Andar de bicicleta (Atividade ao ar livre) e praticar bicicleta ergométrica (atividade na academia).
c) Andar ou correr (Atividade ao ar livre) e praticar esteira (atividade na academia).