segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sobre a atividade 4

Senti que alguns alunos tiveram dificuldade em discutir a atividade 4 "Comente a possibilidade da existência de consequências negativas da esportivização de atividades corporais comuns". A discussão poderia gerar em torno do possível aspecto negativo que seria a perda das dimensões participativas, de colaboração, de ludicidade e de prazer que as brincadeiras e os jogos populares oferecem.

Atividade extra para recuperar.

Alunos que não alcançaram média 5,0, favor entregar estas atividades do blog mais um trabalho, escrito à mão, no caderno, sobre "esporte de rendimento e esporte de participação".
Favor entregar impreterivelmente até 07/05/2013. Obrigada!
Margareth

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Apresentação das atividades

Atenção alunos!
Aguardo as atividades nos dias 22 e 23 de abril/2013.
E com capricho e carinho!

Margareth

Texto e atividade 5 - ACADEMIAS AO AR LIVRE

A Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que, no mundo todo, 8,7% das mortes podem ser atribuídas ao tabagismo e 5,5% à inatividade física. A prática de atividade física associa-se a menores riscos de mortalidade e promove a prevenção e o controle de várias doenças crônicas, e é capaz de produzir efeitos benéficos na saúde física e mental da população. 
Os comportamentos relacionados à saúde e o controle da obesidade são focos importantes das políticas de saúde no Brasil, para o enfrentamento das doenças crônicas.
Alguns municípios têm disponibilizado "academias de ginástica" em praças públicas. O objetivo talvez seja incentivar as pessoas à prática de atividade física, tão importante e necessária considerando o estilo de vida da sociedade atual.
Estas academias poderiam auxiliar as pessoas a serem mais ativas, sem custos e quem sabe, de forma eficaz.
Na última semana os alunos do ensino médio tiveram uma aula em uma destas praças com estes aparelhos. Foi realizado um circuito com 27 minutos de duração, com exercícios para o desenvolvimento da capacidade aeróbica e muscular, além de alongamentos.

O grupo também discutiu a baixíssima frequência da população nestas atividades, apontando que quem mais utiliza os aparelhos normalmente são as crianças que brincam na praça.

ATIVIDADE - Faça uma breve reflexão, ou procure referências e escreva brevemente porque as pessoas têm dificuldade de utilização de espaços públicos como este.