terça-feira, 28 de maio de 2013

ATIVIDADE 7

Segundo o texto "Aptidão física, capacidade física e habilidade motora", responda:

1. O que é capacidade física?

2. Explique as seguintes capacidades físicas:
a. Resistência aeróbica
b. Resistência anaeróbica
c. Aptidão musculoesquelética

3. O que é composição corporal?

4. Qual a capacidade física utilizada nos seguintes esportes?
Maratona; nado 100m; futebol; ciclismo; levantamento de peso; judô.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

TEXTO PARA ATIVIDADE 7 - APTIDÃO FÍSICA, CAPACIDADE FÍSICA E HABILIDADE MOTORA


Aptidão física ou capacidade física ou capacidade motora é a capacidade de realizar tarefas do dia-a-dia com o mínimo de fadiga e desconforto. Os três componentes principais da aptidão física são: a resistência cardiovascular, aptidão musculoesquelética e composição corporal:

1.       A resistência cardiovascular, também chamada de resistência aeróbia é a capacidade de continuar ou persistir em tarefas extenuantes que envolvam grandes grupos musculares e que requeiram muito oxigênio por longos períodos de tempo. Por exemplo, correr uma longa distância ou exercícios realizados por períodos superiores a 10 minutos contínuos.

2.       Outro tipo de resistência é a resistência anaeróbia, que não se utiliza de oxigênio, e se traduz em gastos para execução rápida de um movimento como levantamento de peso, soco, chute, corrida rápida...

3.       A aptidão musculoesquelética ou capacidade muscular é composta por uma combinação de força, resistência e flexibilidade. Força é essencial para a maioria das tarefas. Flexibilidade é a capacidade dos músculos e ligamentos de realizarem movimentos amplos.

4.       A composição corporal é a união de massa gorda (gordura corporal) e massa magra (músculos e ossos), responsável pelo tamanho e peso corporal. Os padrões estéticos atuais, baseados em corpos magríssimos levam às pessoas a desejar uma composição corporal muitas vezes prejudicial á saúde. Anorexia e bulimia (transtornos alimentares) ou vigorexia (excesso de exercício para perder peso) distúrbios consequentes destes padrões.

Habilidade motora, no entanto, é adquirida com a experiência. É uma aprendizagem e treino de como fazer. Por exemplo, aprender um chute ou um passo de dança.

Treinos para CAPACIDADE FISICA ou CAPACIDADE MOTORA => Treino de força, treino de velocidade, treino de resistência cardiovascular, treino de flexibilidade. Treinar a resistência para andar ou correr, treinar a potência para saltar.

a.       Treino para resistência aeróbia ou resistência cardiovascular: correr devagar, nadar devagar, bicicleta, dança mais lenta, ginástica aeróbica.

b.      Treino para resistência anaeróbia: saltar, correr rápido (corrida de 3 minutos), nadar rápido (3 minutos), um passo rápido de dança.

c.       Algumas atividades exigem os dois tipos de resistência: voley, boxe, dança, futebol...

ATIVIDADE 6 - COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Construa um texto sobre a Copa das Confederações de 2013, especificando:
- Datas e locais onde serão realizados os jogos;
- Quais os países participantes;
- Quais os aspectos positivos e negativos, para a sociedade, da realização deste evento no Brasil.