terça-feira, 11 de junho de 2013

Texto 8. Como treinar a resistência aeróbia ou capacidade cardiorrespiratória


Os treinos de resistência aeróbia, ou resistência cardiovascular, devem seguir alguns requisitos básicos, a fim de obter resultados satisfatórios. A frequência cardíaca é um parâmetro utilizado para determinar os limites de treino. Estes limites são determinados considerando a frequência cardíaca máxima. Através dela determinamos a zona-alvo de treinamento. A frequência cardíaca máxima pode ser determinada aproximadamente pela fórmula: 220- idade=FCM. Os limites de treino ou zona-alvo são então determinados proporcionalmente à FCM, sendo o limite alto, em torno de 95% da FCM e o limite baixo 65% da FCM.

Ex: Pessoa com 18 anos. (220-18=202). Limite máximo (95% de 202=192), limite mínimo (65% de 202=131).

Os treinos devem ser realizados então entre os limites máximo e mínimo, evitando os extremos. Como no exemplo, treinar com uma frequência cardíaca acima de 131 e não chegar a 192. Estes cálculos são para treino de resistência aeróbia ou cardiovascular.

Os treinos de resistência aeróbia são eficientes para melhorar o sistema cardíaco e contribuem para a perda de gordura corporal, pois são eficientes para aumentar o gasto calórico diário. São, então, treinos eficientes para pessoas que precisam emagrecer. A obesidade é um dos maiores problemas da saúde pública nos dias de hoje e é preocupante causa de morte precoce no mundo todo. A caminhada é um treinamento de resistência aeróbia que pode ser muito eficiente para a perda de peso, pois é fácil de ser executada, não compromete fortemente as articulações, não é uma atividade competitiva, e por isso pode ser trabalhada de maneira a alcançar o objetivo de gasto calórico e perda de peso corporal. É importante alertar para algumas considerações como a boa hidratação para o exercício, evitar sol e calor intenso durante a atividade, treinar nos limites intermediários da zona-alvo, e principalmente os iniciantes devem procurar um profissional de educação física e fazer um exame médico antes de iniciar os treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário