segunda-feira, 17 de junho de 2013

Atividade 9 - Copa das confederações e movimentos sociais

A Copa das confederações, realizada no Brasil , neste ano, teve início juntamente com movimentos de "revolução" nas cidades de São Paulo e Brasília.

Em são Paulo este movimento se deu em prol do aumento de tarifas de transporte. Este motivo foi colocado pela mídia nacional. No entanto, em redes sociais, a população afirma que o movimento não foi somente pelas tarifas, e sim por tudo que tem acontecido no país em educação, saúde, transporte...

Em Brasília, enquanto uma parte das pessoas esperavam ansiosamente pela copa das confederações, movimentos revolucionários aconteciam fora do estádio. Dentro do estádio a presidente foi vaiada.
Mas é importante lembrar que esta vaia partiu principalmente da classe média, a qual tem condições financeiras de entrar no estádio para assistir um jogo destes.

Escreva, em poucas palavras, qual a relação que existe entre o esporte, neste caso a copa das confederações, com a atual política brasileira e estes movimentos sociais.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Atividades sobre o texto 8.

- Com base no texto 8, responda o que é zona-alvo de treinamento.

- Calcule:

a. Sua Frequência Cardíaca Máxima (FCM);
b. Seu limite mínimo de treino;
c. Seu limite máximo de treino.

Texto 8. Como treinar a resistência aeróbia ou capacidade cardiorrespiratória


Os treinos de resistência aeróbia, ou resistência cardiovascular, devem seguir alguns requisitos básicos, a fim de obter resultados satisfatórios. A frequência cardíaca é um parâmetro utilizado para determinar os limites de treino. Estes limites são determinados considerando a frequência cardíaca máxima. Através dela determinamos a zona-alvo de treinamento. A frequência cardíaca máxima pode ser determinada aproximadamente pela fórmula: 220- idade=FCM. Os limites de treino ou zona-alvo são então determinados proporcionalmente à FCM, sendo o limite alto, em torno de 95% da FCM e o limite baixo 65% da FCM.

Ex: Pessoa com 18 anos. (220-18=202). Limite máximo (95% de 202=192), limite mínimo (65% de 202=131).

Os treinos devem ser realizados então entre os limites máximo e mínimo, evitando os extremos. Como no exemplo, treinar com uma frequência cardíaca acima de 131 e não chegar a 192. Estes cálculos são para treino de resistência aeróbia ou cardiovascular.

Os treinos de resistência aeróbia são eficientes para melhorar o sistema cardíaco e contribuem para a perda de gordura corporal, pois são eficientes para aumentar o gasto calórico diário. São, então, treinos eficientes para pessoas que precisam emagrecer. A obesidade é um dos maiores problemas da saúde pública nos dias de hoje e é preocupante causa de morte precoce no mundo todo. A caminhada é um treinamento de resistência aeróbia que pode ser muito eficiente para a perda de peso, pois é fácil de ser executada, não compromete fortemente as articulações, não é uma atividade competitiva, e por isso pode ser trabalhada de maneira a alcançar o objetivo de gasto calórico e perda de peso corporal. É importante alertar para algumas considerações como a boa hidratação para o exercício, evitar sol e calor intenso durante a atividade, treinar nos limites intermediários da zona-alvo, e principalmente os iniciantes devem procurar um profissional de educação física e fazer um exame médico antes de iniciar os treinos.